Significado da cor na Tailândia
CULTURA THAI
Os Tailandeses são pessoas muito supersticiosas e muitos mantiveram profundas crenças que desenvolveram historicamente e continuam a existir hoje.
Uma das suas crenças são em relação as cores. Na Tailândia, cada dia da semana tem a sua própria cor e os tailandeses acreditam que usando a cor certa no dia certo lhes trará sorte. No entanto como esta é uma crença difícil de pôr em prática a maioria dos moradores não conseguem aplicar rigorosamente. Ainda assim, alguns podem usar um pequeno pedaço de roupa, como uma gravata ou um lenço, com a cor correta, na esperança de que isso ainda vai trazer-lhes sorte. Claro, quando se trata de seu próprio dia de nascimento, a superstição é maior e muito mais atenção para o que você pode usar naquele dia. Em geral, a cultura local considera a cor do dia que você nasceu ser sua cor da sorte.
Domingo – vermelho; Segunda-feira – amarelo; Terça-feira – rosa; Quarta-feira – verde; Quinta-feira – laranja; Sexta-feira – azul e Sábado – roxo.
A mais famosa destas cores do “dia” é a segunda-feira. Muita gente considera como um dia especial porque foi quando o rei nasceu e é reverenciado em todo o país. Turistas que visitaram a Tailândia deve ter notado que é normal usar amarelo às segundas-feiras, a fim de celebrar o aniversário do rei. Na verdade, há alguns que dizem que a cor da sorte do rei deveria ser rosa, não amarelo. O rei não nasceu na Tailândia, mas sim em Massachusetts, EUA, e enquanto sua data de nascimento nos Estados Unidos caiu em uma segunda-feira, na verdade já era terça-feira na Tailândia que é um dia rosa.
O azul também é bem usando numa sexta-feira pois é o dia de celebrar o aniversário da rainha.
Estas duas associações de cor/dia derivam diretamente dos aniversários da família real, mas outros dias têm explicações menos específicas.
Veja aqui o significado das cores sob o ponto de vista histórico e religioso.
Domingo = vermelho: De acordo com registros históricos, existe a crença mística que Phra Isuan, um Deus na fé Hindu, capturou seis leões e os reduziu a pó. Ele então envolveu o pó em um pano vermelho e polvilhou Nam Amarit ou água benta no pó e assim criou o sol.
Segunda-feira = amarelo: O amarelo acredita-se dar sorte em todas as ocasiões. De acordo com a mitologia Hindu, Phra Isuan capturou 14 anjos e usou seus poderes infinitos para transformá-los em pó. Ele então passou o pó para um pano amarelo e polvilhou água benta sobre o pó, criando assim a lua.
Terça-feira = rosa: Phra Isuan capturou oito búfalos e usou seus poderes mágicos para transformá-los em pó, que envolvido com pano macio avermelhado aspergiu com água benta, criando assim o planeta de Saturno.
Quarta-feira = verde: Verde é usado na quarta-feira porque é dito que Phra Isuan cercou 17 elefantes e os transformou em pó que ele enrolou em uma folha verde. Após a aspersão de água benta sobre a folha, ele criou o planeta Plutão.
Quinta-feira = laranja: 19 eremitas foram pulverizados por Phra Isuan e o pó envolto em um pano laranja avermelhado, criando assim o planeta Marte.
Sexta-feira = azul claro: Neste dia, Phra Isuan usou seus poderes para transformar em pó 21 bois, envolveu-os em um pano azul claro e aspergiu água benta para criar o planeta Vênus.
Sábado = roxo: No sábado, Phra Isuan pegou 10 tigres, polvilhou pó neles, envolveu-os em um pano púrpura e assim criou o planeta Saturno.
Como você pode ver a maioria das superstições são originalmente derivadas de um sistema de crenças predominantemente Hindu, relacionado à suposta formação do sistema planetário.
Durante boa parte da Era de Ouro do Muaythai (1970-1990) e começo dos anos 2000 lutadores utilizavam short e tensores rosas. Ao contrário do entendimento ocidental do “rosa” como uma cor delicada, na Tailândia o Rosa tem outra conotação. Explicando melhor; na Tailândia a cor rosa é a cor do Deus Mangala (Sangue/Guerra), por isso lutadores utilizam em lutas que não exigem shorts na cor do corner (azul/vermelho).
A Tailândia é um país incrível e muito supersticioso, cores, horários e postura, tudo conta como símbolo ou referência espiritual. Durante os dias da semana há cores que são consideradas de sorte, e seu Deus representante, veja abaixo:
Domingo – vermelho (Shani)
Segunda-feira – amarelo (Chandra)
Terça-feira – rosa (Mangala)
Quarta-feira – verde (Buddha)
Quinta-feira – laranja (Brihaspati)
Sexta-feira – azul (Shukra)
Sábado – roxo (Surya)
Mangala (Angaraka / Kuja / Chevaai), é o Deus da guerra e da força na tradição Hindu, filho da gota de sangue de Shiva com Bhumi (Deusa da terra), Mangala é o equivalente a Marte o Deus da Guerra dos Romanos e o planeta vermelho, nosso vizinho. Sua criação e origem diferem ao longo dos tempos, há citações desde o século X a respeito de sua origem e funções. Todas as variações de seu nome fazem referência a cor vermelha, a cor do sangue ou algo ligado a essas intenções.
A Tailândia possui 95% de sua população Budista, porém há um grande sincretismo com a tradição Hindu, anterior ao nascimento do Budismo. Portando deixe o preconceito de lado e use essa cor rosa sem problemas.
AS TERÇAS-FEIRAS DEDICAMOS A GUERRA
Não é somente na cultura tailandesa que deuses e dia da semana estão interligados, na verdade falantes de língua inglesa e espanhola dedicam seus dias a deuses antigos, duvida? Em espanhol “terça-feira” se fala “Martes” ou seja Marte o Deus Romano da Guerra. Já na língua inglesa terça-feira é “Tuesday” ou “o dia de Tiu” ou “o dia de Tyr” o Deus germânico da Guerra e das batalhas. Portanto a relação entre dias da semana, cores e divindades fazem parte da cultura humana como um todo, sendo assim essa questão não é apenas tailandesa, mas sim de povos europeus pagãos anteriores ao cristianismo.
As Cores Azul e Rosa nunca foram para homens e mulheres
Você cresceu ouvindo sobre rosa é cor de mulher e azul é cor de homem, certo? Você foi enganado. De acordo com a historiadora Jo B. Paoletti, até a Primeira Guerra Mundial, as cores de roupas eram em sua grande maioria em tons pastéis ou brancas. As cores não estavam ligadas ao gênero, mas a praticidade, tons brancos e pasteis eram mais fáceis de limpar já que o tecido quase sempre era fervido para higiene. Tecidos com tons coloridos até os anos 1950 era bem caros, e quase sempre eram vendidos apenas para pessoas mais velhas e pertencentes a classe nobre e rica da cidade.
Após a Primeira Guerra Mundial, nos USA o rosa passou a ser uma cor ligada a meninos, pois tinha uma ideia de força, ligado ao sangue etc. Já o Azul era visto como uma cor frágil. Essa ideia mudou apenas após a Segunda Guerra Mundial, meninas começaram a ter acesso a produtos como Barbie e Hello Kitty e desde então houve essa associação de menina ligada a rosa. Porém essa associação foi criado apenas a 80 anos pelo mercado americano.
“Em alguns países católicos, era comum encontrar o uso de azul para meninas, porque o azul era associado à Virgem Maria. Em outros locais católicos, como França e Bélgica, o primeiro filho costumava ser dedicado à Virgem Maria e vestido de azul, fosse menino ou menina.” – Jo B. Paoletti




Contato
Redes Sociais
(73) 9.9191-2417
(73) 9.9825-6539
Confederação Brasileira de Muaythai Boran
CBMTB
Khob Khun Krap