Saiba mais sobre a Tailândia

CULTURA THAI

A Tailândia é um dos principais destinos turísticos da Ásia. O litoral do país é extremamente recortado e possui diversas ilhas paradisíacas, como Koh Phi Phi e Maya Bay.

Sua infraestrutura modernizou-se ao longo das últimas décadas, em especial, por meio do crescimento da indústria e do turismo TV.

A religião budista exerce forte influência nos costumes culturais de grande parte da população tailandesa.

Dados gerais sobre a Tailândia

Nome oficial: Reino da Tailândia

Gentílico: tailandês

Extensão territorial: 513.120 quilômetros quadrados

Localização: Sudeste Asiático

Capital: Bangkok

Clima: tropical

Governo: monarquia constitucional

Idioma: tailandês

Religiões: 95% (budismo) e 5% (outras)

População: 69.800.000 habitantes

Densidade demográfica: 132 habitantes/quilômetro quadrado

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,777 (elevado)

Moeda: Bate

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 501,8 bilhões

PIB per capita: US$ 7189

Gini: 36%

Fuso horário: UTC+7

Relações exteriores:

Organização das Nações Unidas (ONU);

Organização Mundial do Comércio (OMC);

Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec);

Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Divisão administrativa: quatro regiões, sendo elas: Central, Norte, Nordeste e Sul

História da Tailândia

A Tailândia constituiu-se ao longo da história como um reino independente, relativamente isolado das potências ocidentais, baseado na forte unidade local. O contato com exploradores, como portugueses e espanhóis, deu-se durante a colonização da parte do continente asiático, sendo que o território tailandês manteve certa autonomia em relação às potências estrangeiras.

A Tailândia, historicamente, deteve uma função importante no contexto diplomático do Sudeste Asiático, assumindo um papel de articulador geopolítico regional, especialmente no último século. A monarquia continuou sendo o centro político tailandês, mesmo com o país tendo sofrido inúmeros golpes militares ao longo da sua história.

Etimologia da Tailândia

O termo Tailândia significa “terra livre”. Tal significado remete à história do país, que permaneceu de forma relativamente autônoma e independente, frente às diversas incursões exploratórias realizadas por colonizadores no continente asiático.

Geografia da Tailândia

A Tailândia é um país localizado no Sudeste Asiático, sendo constituído por uma parte continental e diversas ilhas, banhadas pelos oceanos Índico e Pacífico. O território tailandês faz fronteira com Laos, Myanmar, Camboja e Malásia.

Geomorfologicamente, a Tailândia possui grandes áreas montanhosas na sua porção norte, além de regiões de planície litorânea ao longo do seu litoral. O país tem um grande litoral marítimo, além de diversas ilhas oceânicas.

O clima e a vegetação da Tailândia são tipicamente tropicais, com forte influência da umidade proveniente do oceano. O país registra temperaturas elevadas e grandes volumes de precipitação ao longo do ano. A vegetação florestal tropical é bastante abundante, sendo marcada pela elevada biodiversidade. A rede hidrográfica tailandesa é muito densa. Os principais rios da Tailândia são: Chao, Phraya e Mecom.

Demografia da Tailândia

A Tailândia possui um pouco menos de 70 milhões de habitantes, logo, é um dos países mais populosos do mundo. Também é considerada muito povoada, especialmente nas zonas litorâneas, onde estão situadas as maiores cidades do país. A capital tailandesa, Bangkok, é a maior cidade do país, com mais de cinco milhões de habitantes.

A população tailandesa é etnicamente muito diversa. No entanto, mesmo com os elevados números absolutos, apresenta uma baixa taxa de natalidade. O país é uma exceção no contexto do Sudeste Asiático, logo, apresenta índices de crescimento populacional bastante baixos. Não obstante, a expectativa de vida local é considerada elevada.

Governo da Tailândia

A Tailândia é um reino, ou seja, é uma monarquia constitucional, marcada pela figura do rei, mas que também tem uma representação parlamentarista, vinculada à figura do primeiro-ministro. Sendo assim, o primeiro-ministro é o chefe de governo e o rei é o chefe de Estado.

A Tailândia tem sua história marcada por inúmeros golpes militares, que impedem a continuidade do cenário democrático no país. A grande quantidade de Constituições compostas nos últimos anos reflete a forte intervenção militar no âmbito político. Portanto, o país não possui uma democracia plena, sendo marcado pela forte instabilidade política

Esta é uma terra de tradições e sorrisos! A cultura tailandesa sempre foi preservada por seus povos, que lutaram para que o país nunca perdesse a essência, personalidade e liberdade.

Conheça a cultura tailandesa

De norte a sul, as terras tailandesas têm fascinantes manifestações culturais que são apreciadas por todos os viajantes que a visitam. Confira abaixo um pouco mais sobre algumas delas:

Religião

A Tailândia emana uma atmosfera de leveza e paz que vem do budismo, religião de 95% dos tailandeses. A corrente budista mais praticada no país acredita no potencial humano em alcançar o nirvana. O lema é: “sê feliz, fica tranquilo e contenta-se com aquilo que a vida te oferece”.

Seus mais de 18 mil templos sagrados são repletos de energia positiva. Alguns exemplos são:

Wat Phra Kaew ou Templo do Buda de Esmeralda no Grand Palace;

Wat Pho ou Templo do Buda Reclinado e o Wat Arun;

Templo do Pôr do Sol às margens do rio Chao Phraya.

Comida

A gastronomia tailandesa mistura cores, cheiros e sabores, criando uma harmonia orquestrada. Essas mesclas são uma delícia e bem acessíveis, tanto nas barraquinhas de rua como nos restaurantes, em um verdadeiro malabarismo de elementos. Entre eles, estão arroz, carnes, molhos, leite de coco, frutas e especiarias compondo uma refeição saudável.

O costume de tomar chá é frequente e as sobremesas ocupam um papel importante na mesa. São feitas de arroz, frutas, gema de ovo, flores e açúcar. Os exóticos insetos fritos são apenas uma atração para os gringos.

Língua

O idioma oficial da Tailândia, o antigo reino do Sião, é o tailandês. Falado por 60 milhões de pessoas, seu alfabeto é diferente do ocidental, com 44 consoantes, 32 vogais e 6 ditongos. Teve o primeiro registro escrito em 1292.

Considerada uma das línguas mais difíceis para ser aprendida, o tailandês tem cinco tons vocais: alto, médio, baixo, subindo e caindo. O indicado, inclusive, é que a pessoa comece a falar o idioma pela parte oral e não pela escrita.

O inglês também é falado em boa parte do país, facilitando a comunicação com os locais

Hábitos

A Tailândia é a terra de pessoas felizes e que seguem algumas tradições, a começar pelo cumprimento. O “oi” tailandês se chama wai, inspirado na flor de lótus. Um sinal de respeito é sempre feito com o movimento de juntar as mãos colocando-as perto do peito e reclinando um pouco o tronco e a cabeça.

Para entrar em um templo sagrado, use roupas discretas cobrindo os braços e os ombros e tire os sapatos antes.

Todo tailandês tem ao menos um apelido utilizado com a família e entre amigos, além de uma cor da sorte que é definida pelo dia da semana em que nasceu, além de um Buda específico também.

Ao tirar fotografias com a figura do Buda, lembre-se de que ela nunca deve ficar abaixo das pessoas, como sinal de respeito.

Sorrisos

Os tailandeses são alegres e sorridentes, por isso o país é conhecido como a Terra do Sorriso. A alegria faz parte da cultura tailandesa, tanto que uma das primeiras coisas que notamos ao visitá-la é o senso de diversão e descontração.

A palavra sanuk é sinônimo de diversão por lá, e para eles não há como fazer nada na vida sem sanuk, nem mesmo trabalhar. O sorriso tailandês faz parte da vontade de praticar esse conceito e dos valores religiosos budistas sempre presentes entre todos.

Etnias

Há diversas etnias na Tailândia, especialmente na região norte do país, lar de comunidades tribais. Na montanha de Doi Tung, em Chiang Rai, há fazendas de café e macadâmia com vilas ao redor que vendem artesanato e promovem animadas festas típicas.

Em Chiang Mai, vale a pena conhecer o Parque Nacional Doi Inthanon, com vários povoados. A pluralidade cultural dos tailandeses pode ser percebida pela diversidade de suas roupas, por seus ornamentos, idiomas e costumes variados

Festas

Os tailandeses são conhecidos pelo seu espírito livre e simpatia. Eles também criaram algumas das festas mais incríveis do mundo, regadas a muita dança e felicidade.

No Loi Krathong, o Festival das Luzes que acontece em novembro, oferendas como flores, velas e incensos em barquinhos feitos de folhas de bananeira são soltas no rio Chao Phraya para pedir boas energias. São pequenas chamas flutuando na água, assim como no Yi Peng, quando as chamas das lanternas e as preces alcançam os céus de Chiang Mai.

O Ano Novo Tailandês, o Songkran, acontece nos meses de abril e, assim como o Réveillon Ocidental, é uma festa para concluir uma etapa e renovar as energias e esperanças. Nessa época, as famílias se reúnem e libertam pássaros e peixes e os monges benzem as casas carregando imagens de Buda.