Ram Muay
CULTURA THAI
O ram muay é uma dança ritualística tailandesa realizada no inicio que cada confronto de muay thai.[1] Uma tradição desde há várias gerações, esta dança remonta desde o Reino de Ayutthaya, a qual acompanhada por uma música também característica dessa arte marcial, o Sarama. É comum que o ram muay seja precedido e acompanhado pelo wai kru uma vez que ambos os rituais definem o retribuir de uma homenagem e respeito aos seus treinadores, país, amigos e sobretudo ao apelo a uma ou mais figuras lendárias do muay thai, por forma a alcançarem protecção divina e sorte. Ensinada apenas aos lutadores de muay thai, o ram muay é originalmente praticado com um tradicional objeto sagrado, o mongkon que é utilizado na cabeça do lutador até ao término do ram muay, para que a disputa tome início. Em cada região da Tailândia é ensinada uma dança relativamente distinta, sendo que o ram muay define também o local de onde os lutadores são originários, assim como o representante da respetiva escola, ou seja, o seu professor (Kru). A sua terminologia deriva das palavra tailandesas ram que significa dança e muay que significa luta, formando assim o termo ram muay
WAI KRU RAM MUAY
Todo lutador tem por obrigação conhecer a prática do wai kru ram muay e seu sentido aplicado ao ringue. Não se usa a palavra Arte em vão, todo o conjunto de técnicas envolve filosofia e crenças milenares.
Assim o lutador executa o Ram Muay, que possui variações das mais simples as mais complexas, o Ram Muay é pessoal, desenvolvido pelo lutador, campo de treino ou treinador. Ele demonstra equilíbrio, calma, técnica e de forma simbólica pede proteção na “batalha” que irá começar.
Todo o rito é seguido de música (Sarama), e todo lutador usa seu Mongkon na cabeça para simbolizar seu campo, seu professor e seu local de origem. Antigamente a posição do mongkon indicava de qual região do País o lutador era; Norte, Central ou Sul.
É de grande importância que todo praticante de Muaythai busque conhecer e aprender o Ram Muay Wai Kru, não apenas como forma de arte e tradição mas servirá muito bem para acalmar e fortalecer a mente antes da luta.
A prática do Wai Kru Ram Muay não está atrelada apenas ao praticante de budismo, hoje em dia é comum lutadores de outras crenças utilizarem esse momento para expressar sua fé. Alguns utilizam um crucifixo no mongkon, outros possuem um colar de contas (umbanda/candomblé) no pescoço junto ao Phuang Malai entre outras demonstrações. O principio da prática é mostrar respeito ao seu treinador, ao seu campo e expressar sua crença dentro do ringue de forma respeitosa e pedir a benção e proteção necessária para lutar e votar para casa em segurança.




Mas antes de explicar a prática em si, vamos as definições:
Wai = Ação de unir as mãos como em prece para mostrar respeito/agradecer
Kru = Podemos traduzir como professor/treinador
Ram = Antigo estilo tradicional de dança tailandesa
Muay = Luta/lutar
No Ocidente estamos acostumados com o sistema de academia padrão, você entra, paga e começa a treinar, mas no Oriente durante muito tempo não era tão simples. Você era apresentado ao Professor e prestava respeito a ele. Era comum oferecer flores, comida, velas perfumadas ou algo que lhe fosse de valor. Após essa aceitação o aluno começava seu treinamento básico na Arte focado na disciplina, respeito e técnica. Dessa tradição temos o que hoje é conhecido por Ram Muay Wai Kru.
Ela reflete diretamente a origem e região do seu campo de muaythai, as crenças do local e do seu professor, com a intenção de mostrar as raízes que construíram suas crenças.
O lutador percorre o ringue com sua mão direita tocando as cordas como forma de selar o ringue. Nos 4 cantos faz uma breve parada e realiza uma prece. Se dirige ao centro do ringue se ajoelha e se curva por 3 vezes em sinal de respeito. Dentro da crença budista esse 3 sinais são para Buddha, Dhamma (ensinamentos) e Sangha (comunidade). Porém dentro do muaythai esses 3 sinais também são aceitos para o professor, a família e ao seu País.
Contato
Redes Sociais
(73) 9.9191-2417
(73) 9.9825-6539
Confederação Brasileira de Muaythai Boran
CBMTB
Khob Khun Krap