MUAYTHAI NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CULTURA THAI

Durante anos as artes marciais são utilizadas como um meio de ensinar valores como, disciplina, respeito, coragem, companheirismo e autoconfiança. Todo esse processo de aprendizagem inicia-se ainda na infância. Diante disso, podemos notar a importância das artes marciais na vida das crianças e adolescentes.

Nos dias de hoje, observamos princípios muito importantes sendo deixados de lado pelas crianças, algumas por não terem a oportunidade de aprender isso em suas casas, uma vez que os pais, por trabalharem muito, acabam não tendo a chance de construir tais valores. Por conta disso, é possível encontrar um percentual considerável de crianças que vivem em condições sedentárias, passando horas em frente à televisão, computadores, vídeo games e com uma alimentação totalmente inadequada.

Portanto, fica claro que incentivar crianças e adolescentes a praticarem atividades físicas, sobretudo artes marciais, diminui consideravelmente os riscos de inúmeras doenças, além de trabalhar o aspecto cognitivo e psicomotor proporcionando uma melhor qualidade de vida.

O Muaythai Infantil traz equilíbrio e trabalha valores fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Nenhuma outra prática trabalha tão bem com a dicotomia entre conflito e cooperação quanto as artes marciais.

Num momento em que tudo na sociedade encontra-se polarizado ao extremo, talvez a maior habilidade que uma criança possa ter seja a capacidade de lidar com o conflito de forma a cooperar com a resolução de qualquer que seja o problema que se apresente diante dela.

Fique conosco até o final do artigo para descobrir os benefícios da prática do MuayThai para crianças (e também para adultos).

Pesquisadores realizaram estudos em algumas cidades brasileiras e constataram que o sobrepeso e a obesidade já atingem 30% ou mais das crianças e adolescentes. Dado preocupante, pois em um futuro próximo teremos uma população com índices elevados de doenças coronarianas, síndromes metabólicas como dislipidemia (níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue) e o diabetes melitus.

Nesse contexto, academias, clubes, escolas e condomínios apostam em aulas de artes marciais para mudar tal perspectiva, dentre elas o Muaythai. Com aulas de caráter lúdico, tornou-se uma das atividades mais procuradas pelos pais como uma forma de educar, estimular e socializar seus filhos. São trabalhadas as qualidades físicas (força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, velocidade, coordenação, agilidade, ritmo e descontração), lateralidade, consciência corporal, consciência de tempo e espaço, sem esquecer que a criança aprenderá brincando.

Na Tailândia, país de origem do Muaythai, diversas crianças são mandadas para centros de treinamento denominados de Kai Muay com o sonho de ser tornarem grandes campeões. Elas vivem sob a tutela de um treinador, saindo apenas para freqüentar as horas de escola e visita ao pais. O campo de treinamento fica responsável pela alimentação, moradia, vestuário e educação.

Valores e Muaythai

Disciplina, coragem, confiança, respeito e humildade são valores que todo pai e mãe busca transmitir para seus filhos. Nesse sentido, o Muaythai pode ser uma poderosa ferramenta no desenvolvimento das crianças.

Os rigores do treino devidamente orientado, podem auxiliar no cultivo da correta atitude, não apenas do ponto de vista marcial, mas perante diversos aspectos da vida cotidiana e suas responsabilidades, sejam elas pessoais, familiares ou sociais.

A prática do Muaythai expõe a criança à uma dura realidade: nada de valor é fácil na vida e é preciso determinação e perseverança para realizar seus sonhos.

Muaythai Infantil é seguro?

Talvez a primeira dúvida de todo pai responsável – e certamente a mais válida.

Sim! Um treino de Muaythai devidamente pensado para crianças é perfeitamente seguro. Mas isso não significa que esteja livre de riscos.

Sejamos honestos e realistas. O Muaythai é uma arte marcial e, como tal, traz consigo os riscos inerentes a ela. Contudo, tais riscos não são maiores do que qualquer outra atividade física ou esporte, como o futebol por exemplo.

Mas para que isso seja verdade, é preciso haja acompanhamento minimamente individualizado, ou seja, o professor/instrutor deve conhecer seus alunos para que os limites individuais sejam respeitados. Não obstante, o uso dos devidos equipamentos de segurança deve ser obrigatório.

Dito isso, o treino deve ser suficientemente exigente para que proporcione desafios à criança de modo que ela conheça os próprios limites e ganhe confiança para buscar superá-los, bem como aprenda a conhecer e respeitar os limites de seus colegas. Responsabilizando-se umas pelas outras, elas tendem a sentirem-se incentivadas a cooperarem umas com as outras ao invés de competirem entre si.

Fica claro que o Muaythai infantil promove o desenvolvimento integral da criança, trabalhando seus aspectos físico, mental e também o espiritual (para aqueles que buscam por isso).

Reforço mais uma vez que um profissional competente é fundamental no desenvolvimento da atividade para que os benefícios do Muaythai possam se manifestar e atingir as crianças da forma mais positiva possível.

Não só isso, o incentivo e acompanhamento dos pais é imprescindível.

Dê a chance à sua criança de explorar os próprios limites e conhecer sua própria força. Incentive-a a praticar Muaythai!