MuayThai Korat

CULTURA THAI

O primeiro patriarca do Muay Korat foi Phra Hensamahan, ele criptografou a forma mais articulada e coerente deste estilo cujas origens remontam às antigas tradições do Sudeste Asiático. Conta-se que a origem do seu estilo veio das técnicas marciais desenvolvidas no antigo Camboja durante o reinado do Khmer: segundo nossos estudos a origem do Muay Khorat estaria nas míticas artes marciais de Angkor Wat, sede da antiga capital do Império Khmer. ; cuja cultura influenciou fortemente os habitantes da área de Khorat.

O desenvolvimento deste estilo ocorreu em quatro períodos: o primeiro vai do reinado de Rama I até o reinado de Rama IV. Técnicas Típicas:

A primeira característica era a amarração manual: neste estilo cordas de algodão cru envolviam os punhos e os braços até os cotovelos; na verdade, essas não eram armas corporais nas quais os boxeadores Korat eram especializados.

O envoltório também funcionava como proteção para os antebraços caso fossem atingidos pelos poderosos chutes circulares típicos desse estilo. Os socos circulares largos eram temidos pelo seu poder devastador, daí o seu nome Mahd Wiang Kwai ou Soco “Jogando o Búfalo”. O complemento perfeito para o swing amplo são os socos retos que no Korat são executados, ao contrário de outros estilos de Muay e do Boxe Ocidental Moderno, com o punho mantido na vertical, utilizando o braço levantado que funciona como um pistão (exatamente a mesma metodologia usado por Western Bare Knuckle Boxers).

O Soco direto com punho vertical oferece mais solidez ao nível do pulso e um melhor alinhamento dos ossos do antebraço que pode ser usado para esmagar ou levantar os punhos dos adversários criando uma espécie de ponte que pode ser usada como alavanca no ataque braço.

Outra técnica característica desse estilo foram o Tae Wiang ou chutes circulares, cujo treinamento envolvia golpes prolongados nos troncos da bananeira, que atingem o alvo com força excepcional usando, como socos circulares, a rotação completa do os quadris para gerar um enorme impacto sobre o oponente, como uma porta se fechando violentamente (chamada em tailandês, Long Dan Pratoo). Diz-se que esta forma de chutar foi provavelmente inspirada no movimento relaxado mas poderoso da tromba de um elefante.

Outra ação típica deste estilo é o neck hold que funciona como um torno para sufocar e segurar enquanto golpes rápidos com os joelhos se conectam ao corpo e ao rosto do adversário (Chap Ko Ti Kao, que ficou famoso nos tempos modernos pelo famoso campeão Diesel Noi) . Pontos fortes: O uso das mãos, canelas e joelhos é altamente desenvolvido tanto para o ataque quanto para erguer uma barreira impenetrável contra os ataques do adversário, os golpes têm um poder devastador, são eficientes a qualquer distância, podem ser aprendidos em um tempo relativamente curto tempo em comparação com técnicas suaves.

Os golpes são bastante previsíveis, há maior perda de energia durante os golpes, é necessário um alto nível de condicionamento ósseo e baseiam-se na boa forma física para serem eficientes.