MuayThai

CULTURA THAI

Muaythai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; AFI: [muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. arte marcial tailandesa) ou boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerada desporto nacional.Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios.

As Cotoveladas podem ser usadas em diversos ângulos, como na diagonal, para cima ou para baixo. Esse golpe é mais usado quando a distância para o adversário é pequena.

Nos tempos em que o MuayThai surgiu na Tailândia, os monges budistas tinham a tradição de tatuar o corpo para se ter a proteção divina, e com isso também acreditam que têm a capacidade de conseguir a admiração dos adversários. E esta tradição também existe no Brasil, a grande maioria dos lutadores tem tatuagens pelo corpo. O simbolo no muay thai é a cobra Naja, pois como a Naja os lutadores devem ter um bote veloz e preciso e também bom reflexo.

Conhecida por variados nomes, MuayThai configura uma arte marcial rica em história e tradição. Boxe tailandês, Thai Boxing e Luta das Oito Armas são sinônimos que carregam uma herança e legado dignos das lendas do Ocidente.

Impossível contar a história da Tailândia sem esbarrar na história do MuayThai. O esporte está para o país, assim como o futebol está para o Brasil. A cultura, os costumes e muito do cotidiano giram ao redor das práticas da luta milenar, conhecida mundialmente.

No entanto, muito da história do MuayThai se perdeu no período Ayuddhaya, época em que a Tailândia foi invadida pelo exército birmanês e parte de sua literatura foi extraviada. O que se sabe vem dos poucos escritos birmaneses, de algumas crônicas e também dos cambojanos, já que a Tailândia tem fronteira com o Camboja. Por isso, quando se trata da história do Muay Thai, há duas linhas:

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO MUAYTHAI

– a primeira afirma que a arte foi desenvolvida na migração do povo de AuLai para Sião, quando precisavam defender o povo de animais e ataques nômades.

– a segunda diz que o MuayThai se desenvolveu quando já na Tailândia, quando os homens precisaram defender a conquista da terra.

Independente do contexto pelo qual o MuayThai tem início, sabe-se que a arte é descendente do Muay Boran, a luta das nove armas que marcou a história do Ocidente. Nela, os oponentes visavam aleijamento, imobilizações, estrangulamento, torções, golpes em pontos vitais e morte.

A adoração do povo tailandês pelo MuayThai tem raízes monárquicas. Grandes reis da Tailândia incentivaram a prática e as competições de MuayThai entre o povo e em meio aos exércitos. Abaixo, nós listamos os que mais tiveram influência na propagação da arte:

– King Naresuan (1584): No reinado de Narusean, assuntos da política nacional eram resolvidos em lutas de Muay Thai, que também ganhavam os campos de batalha. Todo soldado treinava MuayThai, inclusive o rei. A partir deste período, a luta foi ganhando novas técnicas.