Muay Tha Sao – O estilo de luta secreto
CULTURA THAI


Muay Thai do norte: o tesouro querido de uma família
Entre as quatro escolas de Muay Boran (Muay Chaiya, Muay Lopburi, Muay Korat e Muay Tha Sao), a mais misteriosa é a Muay Tha Sao [มวยท่าเสา]. A razão para isso será revelada à medida que você avança no artigo. Esta escola de boxe nasceu na província de Uttaradit, no norte da Tailândia, no período Ayutthaya (1350-1767) por Kru Mek, um aclamado professor de boxe. O Muay Tha Sao se destaca pelos movimentos ágeis, rápidos e decisivos. Um dos mais renomados estudantes de boxe de Muay Tha Sao foi o Sr. Thongdee Funkhao, ou Phraya Pichai da Espada Quebrada, que era guarda-costas do Rei Taksin . Ele se tornou uma figura chave que ramificou o Muay Tha Sao, combinando-o com o boxe chinês e a luta com espadas, e no processo inventou o Muay Phraya Pichai, conhecido por seus movimentos únicos de boxe.


muçulmano chamado Bang Saleb, que foi aluno de Kru Saeng Uttaradit, mestre do boxe Phraya Phichai.
Kru Phae, nascido em 1904, matou acidentalmente seu oponente durante a partida.
Kru Ploy, nascido em 1907, foi um boxeador ágil e ágil treinado por Kru Plong. Kru Ploy venceu várias lutas de boxe, mas faleceu prematuramente aos 24 anos.
Oposto é verdadeiro: Look Mai - é um movimento mais simples e secundário enquanto Mae Mai é muito mais poderoso, mais avançado e não será revelado ao público. Até os seguintes golpes de boxe que você vai ler neste artigo são os Look Mais do Muay Tha Sao.
Postura de boxe “ Tai Mek” (escalada nas nuvens) – Mova lentamente os punhos esquerdo e direito para cima em um movimento circular
“Nakha Sabat Hang” (Serpente chicoteando a cauda) – Após desferir um soco, incline-se para trás e chute imediatamente o oponente. Na versão Phraya Phichai, não há como recuar após o soco ser desferido. Simplesmente arranque o braço do oponente e chute-o ao mesmo tempo.
“Tae Liang Bon” (chute alto) – Esta pose originou-se quando Phraya Phichai competiu com Kru Muek. Por ser uma pessoa alta, Kru Muek teve que realizar uma postura de boxe mais baixa. Phraya Pichai aproveitou a oportunidade para chutar continuamente o pescoço para frente e para trás.
“Nang Salap Bat” (uma senhora trocando os pés) – Esta postura é uma alternância contínua entre chutes superiores e inferiores. Quando o oponente defender a parte superior do corpo, chute a parte inferior, e quando ele defender a parte inferior, chute a parte superior. Continue chutando até que o oponente desista.
“Dap Chawala” (apagando a lâmpada) – Quando o oponente der um soco, retire o braço dele e contra-ataque com o mesmo braço. Na versão Phraya Phichai, o boxeador deve arrancar o braço do oponente com uma das mãos e socá-lo com a outra.
“Sok Ku” (cotovelo duplo) – Junte as palmas das mãos e vire o cotovelo para fora para golpear o oponente à esquerda e à direita.
“Matcha Len Hang” (um peixe brincando com o rabo) – Chute o ar para enganar o adversário. Quando o oponente revidar, chute seu braço e derrube-o com um chute alto.
“Hanuman Tayan” (Hanuman Soaring) – Se o seu chute errar o oponente (intencionalmente ou não), vire-se e salte para acertá-lo com os joelhos.
“Khon Khao Phra Sumeru” (derrubando o Monte Meru) – Enquanto seu oponente está fazendo uma postura de boxe, puxe seu braço e ataque seu queixo com um soco para cima. Em seguida, puxe-o para baixo pelo pescoço e pise na parte de trás do joelho.
“Sok Talom Fa” (cotovelo que rasga o céu) – Quando seu oponente der um soco, afaste o braço dele girando seu corpo em 15 graus. Enquanto ele estiver dando outro soco, dê uma cotovelada no rosto dele e use a outra mão para agarrar seu braço, girá-lo e travá-lo. Use a outra mão para agarrar o pescoço do oponente e pressioná-lo para baixo, e então dar um golpe de cotovelo no meio das costas.
“Yang Sam Khum” (caminhada de três boxes) – Comece com uma prostração e, enquanto estiver sentado, execute o movimento “Song Mek” (olhar para a nuvem) para lembrar Kru Mek, o pai do Muay Tha Sao, seguido do “Tai Mek” ”mover (escalada nas nuvens). Em seguida, inicie a caminhada em três boxes, caracterizada pela posição dos pés em três pontos que permite aos boxeadores evitar, cobrir, defender e fugir dos ataques dos oponentes sem perder o equilíbrio.
“Phrom Si Na Yai” (grande Brahma de quatro faces) – Após uma prostração e a pose de “olhar para a nuvem”, faça o “tigre arrastando o rabo”. Enquanto estiver sentado, levante o joelho esquerdo e estique a perna direita para trás, de modo que a parte superior da sola toque o chão, mas o joelho fique flutuando. Avance pouco a pouco e vire em quatro direções. Termine com a pose de “escalada nas nuvens”.
“Phrom Si Na Noi” (Brahma simples de quatro faces) – Esta pose é como o grande Brahma de quatro faces, mas sem a pose de “olhar para uma nuvem”.
“Sao Noi Pra Pang” (uma garota aplicando pó no rosto) – Este movimento, popular entre as boxeadoras, demonstra que o boxe não é apenas uma questão de força, mas também de graciosidade. Na posição sentada, levante um joelho e incline-se ligeiramente para a frente. Em seguida, levante a outra perna do chão, com os dedos apontando para o céu. O boxeador pode balançar suavemente o corpo para ter um bom alongamento. Finja que está segurando um espelho com uma das mãos e dê tapinhas delicados nas bochechas com a outra, como se estivesse aplicando pó.
Roupa
A característica distintiva da roupa do Muay Tha Sao é a guirlanda de cabeça chamada “mongkhon”. [มงคล] Um mongkhon é feito tecendo nove fios de linha crua com um pano yantra da escola e embrulhado com um pano yantra vermelho por fora. É um item pessoal e não pode ser compartilhado ou dado a outras pessoas. Os boxeadores só podem usar os mongkhons de Tha Sao depois de terem sido aceitos ou “krob kru” como alunos pelos professores de boxe.
Resumindo, Muay Tha Sao é uma arte marcial que respeita o verdadeiro propósito e a santidade da luta que resistiu ao teste do tempo sem se transformar num mero desporto ou jogo. Com essa mentalidade, quem pratica o boxe Tha Sao deve possuir força mental e vontade de permanecer firme até o fim. Ao mesmo tempo, não ensina os alunos a serem violentos, agressivos ou simplesmente a vencer a todo custo, pois durante a aprendizagem os alunos devem provar que são humildes, determinados e não do tipo que arranja brigas com os outros.
Kru Mek transmitiu esta arte marcial ao seu sucessor, Kru Iam, que depois a transmitiu ao seu sucessor, Kru Aim, que garantiu que o conhecimento fosse preservado através do seu sucessor, Kru Aat Kongket, e dos seus cinco netos do “Liang-Chuea Família”, que mais tarde foi renomeada para “Liang-Prasert”. Os cinco netos, descritos abaixo, tornaram-se boxeadores de elite naquela época, herdando de Kru Mek movimentos bruscos e a delicadeza deslumbrante do Muay Tha Sao.
Kru Toh, nascido em 1897, era um perfurador pesado com chutes relâmpagos, joelhadas e socos.
Kru Plong, nascido em 1901 e conhecido como “Muay Teen Ling” (boxeador veloz), tinha as melhores habilidades dos cinco irmãos.
Kru Rit, nascido em 1903, venceu muitas lutas em Bangkok e empatou com um boxeador
Contato
Redes Sociais
(73) 9.9191-2417
(73) 9.9825-6539
Confederação Brasileira de Muaythai Boran
CBMTB
Khob Khun Krap