MONGKON

CULTURA THAI

MONGKON é o objeto que é colocado e retirado pelo professor na cabeça do lutador. Antes do Wai Kru, o professor terá que colocar o Mongkon sagrado na cabeça do lutador, que permite através de sua forma, que o público presente consiga distinguir de onde o lutador se origina e quem é seu professor. Pois só o professor pode colocar e retirar o Mongkon na cabeça do lutador.

Formas do Mongkon:

A - Quando girado para cima, o mongkon significa que o lutador é um nativo do sul da Tailândia.

B - Quando está apontando para baixo, significa que o lutador é do norte de Tailândia.

C - Quando é reto, em um ângulo direito à parte posterior da cabeça do atleta, significa que vem das planícies centrais.

O Mongkon é um tipo de guirlanda desgastada. O treinador coloca na cabeça do lutador e faz uma oração para que conquiste a vitória com segurança. Ele deve ser manuseado apenas pelo lutador e pelo seu professor, para não perder seus poderes especiais.

O Mongkon é colocado na cabeça de um lutador de Muaythai por alguém em quem confia, como seu pai, seu treinador ou seu irmão. Geralmente é usado numa cerimônia conhecida como pitee sai mongkon. Ele então usa o Mongkon no ringue durante toda a luta.

Quando não está em uso, o Mongkon é pendurado em algum lugar alto, sendo que nunca pode tocar o chão e não deve ser desrespeitado. O Mongkon é considerado sagrado pelos tailandeses.

Mas o mongkon entra como objeto de liturgia dentro da cultura tailandesa, utilizado para trazer bênçãos e proteção. Sua confecção era 100% artesanal e cada campo de muaythai possuía apenas um. Até o final dos anos 1980, o mongkon além de objeto sagrado indicava em sua “cauda” a origem do lutador, ou seja, caso a cauda estivesse pra baixo, o lutador era do sul do país, cauda reta? Centro do país, e cauda para cima, norte do país.

UM DOS SÍMBOLOS DO GUEREIRO DE MUAY THAI

O Mongkon (tailandês: มงคล) é um objeto litúrgico em forma de cordão utilizado pelos atletas de muaythai.

O mongkon é dado ao lutador pelo seu professor, após este considerar que lhe é merecido, demonstrando assim que este agora é um lutador experiente, com grande conhecimento sobre esta arte marcial. Exclusivo do muay thai, o mongkon é colocado na cabeça do lutador em busca de proteção antes dos combates.

Outra tradição que é mantida no Muaythai é o uso do "Mongkon" O "Mongkon" é um adereço qual é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta e que é retirada após o Rammuay.

Atualmente essa prática não é mais utilizada.