Kard Chuek

CULTURA THAI

Essas cordas nada mais são que as antigas luvas dos lutadores, que serviam para proteger as mãos, bem como eram usadas como armas, pois eram amarradas de forma a causar mais danos ao oponente.

As cordas foram originalmente usadas no Muay Boran (antigo boxe tailandês), o precursor do Muay Thai. Antigamente, os lutadores envolviam as mãos com tiras de tecido torcido ou corda de cânhamo. Eles também cobriam os pulsos e até os antebraços para se protegerem.

Depois mergulhavam as mãos na água para endurecer a corda. Aliás, muitos pensam que os lutadores cobriam suas mãos com cacos de vidro, mas isso é um mito.

A corda era usada por várias razões, sendo principalmente para oferecer maior tração em um clinch. Além disso, maior potência de bloqueio e golpe, e porque a corda era abrasiva e capaz de cortar.

A amarração feita de maneira específica era uma estratégia adotada para levar vantagem na luta. Assim, o lutador realizava nós nas juntas para cortar, causando diversos ferimentos no oponente. Esse tipo de corda manual é conhecida como kard cheuk, literalmente significa “boxe com punho fechado”.

Embora tenha sua história no Muay Boran e no boxe tailandês antes da modernização das regras e regulamentos do Muay Thai, ainda hoje ocorrem lutas utilizando essas cordas. No entanto, essas lutas são muito menos comuns em comparação às lutas de Muay Thai padrão com luvas.

Antes da introdução de regras e regulamentos padronizados, incluindo o uso de equipamentos de proteção, como as luvas, o Muay Thai fazia uso d0 kard cheuk.

Objetivo de envolver as mãos com cordas

Assim como as faixas modernas que envolvem as mãos dos lutadores que usam luvas, o objetivo das cordas manuais no Muay Thai era de fornecer proteção para as mãos e apoio para o pulso.

A proteção e o apoio dos ossos da mão são particularmente importantes para os boxeadores que ganham a vida lutando, portanto, precisam manter as mãos saudáveis.

Para preservar a tradição, em eventos e feriados, as cordas são usadas ​​ pelos boxeadores tailandeses em lutas festivas. No entanto, hoje em dia, o material é mais macio que o tradicional cânhamo.

Além disso, eles não usam os mesmos métodos de enfaixar as mãos para ferir seus oponentes. Em vez disso, os lutadores usam algo como uma luva de MMA sob as cordas.

Khob khun krap 🙏