ERA DE OURO DO MUAYTHAI
CULTURA THAI


Muito se fala sobre a “Era de Ouro” dentro do Muaythai. Mas afinal, o que seria essa Era? Ou o que torna ela tão importante para o esporte?
O termo “Era de Ouro” é usado em dois períodos da História Tailandesa. O primeiro foi durante o reinado do Rei Rama V no Ano de 1880. O Rei era um grande entusiasta do Esporte e fez muito para o promover, com torneios e eventos por todo o País. Os grandes vencedores acabavam sendo convidados para a Guarda pessoal de Vossa Majestade. Em 1887 o Muaythai se tornou obrigatório no currículo da Escola Militar.
Durante o reino de Rama VI o Muaythai foi apresentado para a Europa. Durante a grande guerra, soldados tailandeses ocupavam estações na França (Ambos do Eixo dos Aliados) e conviviam com soldados Thai. Esse intercâmbio fez com que os europeus quisessem aprender mais sobre aquela arte marcial.


O Muaythai como conhecemos hoje tomou forma nos anos 1920/1930, quando se estipulou luvas, categorias de peso, pontuação semelhante ao Boxe, divisão de Rounds, Ringue com medidas fixas* e etc. Os conceitos culturais como Ram Muay, Mongkon, Phuang Malai e Wai Kru foram preservados dos tempos de Guerra, a saber anterior ao Ano 1800.
Chegamos na década de 1970, o início da tão famosa Era de Ouro. Por duas décadas o muaythai floresceu e criou lendas. Estádios ficavam lotados, muito dinheiro estava envolvidos, e nomes se tornaram heróis que perduram até hoje.
Talvez a grande diferença dessa era dourada seja que as lutas eram muito agressivas, deixando um rastro de sangue no ringue. Muito se deve aos promotores da época que casavam lutas sempre entre os melhores, caso de; Songchai e Kleo Sor.
O primeiro Estádio de Muaythai fixo construído chamava-se Suan Khoolab. Porém logo após a Primeira Grande Guerra, ainda não haviam luvas. As lutas eram feitas com as mãos enroladas em bandagens de algodão (Kard Chuek – Visto hoje em alguns eventos pela Tailândia, como no Thai Fight), mas o uso do Mongkon já era comum.
Tempos Moderno – A Era de Ouro II
Durante a Segunda Guerra Mundial o Muaythai já era bem popular em alguns países da Europa, e passou a ser chamado por Farangs (gringos) de Siam Boxing*. Os soldados europeus ficaram tão impressionados com as técnicas e golpes efetivos que pediam para os tailandeses ensinarem o básico dos movimentos.
Após o fim da 2ª Guerra Mundial, pequenos estádios de Muaythai se espalhavam pela Tailândia, a grande maioria sem teto algum, apenas um ringue e lonas.
Em 1955 a Televisão tailandesa começou a transmitir as lutas dos Estádios do Lumpinee e do Rajamnern para todo o País. Isso foi de grande importância para o Esporte. O interesse cresceu de forma absurda, fazendo com que lutadores de outras artes marciais testassem suas habilidades contra o Muaythai.
Contato
Redes Sociais
(73) 9.9191-2417
(73) 9.9825-6539
Confederação Brasileira de Muaythai Boran
CBMTB
Khob Khun Krap