BUDISMO, O HINDUÍSMO E O MUAYTHAI
CULTURA THAI


O Budismo não é uma religião nos moldes tradicionais, e sim uma doutrina desenvolvida a 2.500 anos. Entender esse princípio é fundamental para derrubar alguns preconceitos. Sempre me deparo com a seguinte frase “Se você diz tradição no Muaythai, então você também tem que ser Budista”. Confesso que isso me dá sono, argumentos rasos sempre são chatos.
É como dizer “Você joga Capoeira? Então você tem que ser Umbandista, ou do Candomblé. Afinal a origem da Capoeira está atrelado aos escravos que estavam intimamente ligados ao Candomblé e posteriormente a Umbanda. Você não está no direito de impor nada a ninguém, mas sim entender do que estamos falando.
Historicamente falando, não há consenso sob a definição da palavra “Religião”. Porém vou utilizar a de Agostinho de Hipona (século IV):
Religião = Religere = Religar o Homem ao Divino.
O objetivo do Budismo, é o praticante se libertar do sofrimento a partir de práticas estabelecidas e conceitos como o Darma e o Karma. Uma doutrina estabelecida a partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama no século IV Antes de Cristo.
A Tailândia hoje é 94,6% Budista, 4,6% se declaram Muçulmanos e 0,8% Cristãos*, sendo assim é obvio que elementos da sua cultura serão absorvidos. O Muaythai foi desenvolvido em cima dessa cultura, porém devemos deixar muito claro algumas coisas.


Contato
Redes Sociais
(73) 9.9191-2417
(73) 9.9825-6539
Confederação Brasileira de Muaythai Boran
CBMTB
Khob Khun Krap